LIÇÃO 01 - A IGREJA NASCEU NO PENTECOSTE

 LIÇÃO 01 - A IGREJA NASCEU NO PENTECOSTE

Texto Áureo: At. 2.4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Leitura Bíblica em Classe: At. 2.1-14

Introdução: A Igreja, no sentido cristão de um corpo de crentes impulsionados pelo Espírito Santo para cumprir a Grande Comissão, nasceu oficialmente no Pentecostes.

O Pentecostes: Nascimento da Igreja

LIÇÃO 13 - A RENOVAÇÃO DA ESPERANÇA

 Texto Áureo: “E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos dentro, e, com eles, Tomé. 

Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco!” (Jo 20.26)

Leitura Bíblica em Classe: João 20.19,20,24-31

Introdução: No contexto de confusão, medo e incredulidade que pairava sobre os discípulos após a morte de Jesus. A renovação da esperança não veio apenas pela notícia do túmulo vazio, mas pela presença inconfundível do Cristo ressurreto. Ele entra em nosso medo, confronta nossas dúvidas, desmonta as mentiras e nos oferece paz. Cristo está vivo. Ele venceu a morte. E por isso, a esperança foi renovada — ontem, hoje e eternamente

LIÇÃO 12 - DO JULGAMENTO À RESSURREIÇÃO

 LIÇÃO 12 - DO JULGAMENTO  À  RESSURREIÇÃO

Texto Áureo: “E, quando Jesus tomou 0 vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou 0 espírito.” (Jo 19.30)

Leitura Bíblica em Classe: João 19.17,18, 28-30; 20.6-10

Introdução: o sacrifício de Jesus na cruz não foi apenas um evento histórico, mas um ato de amor eterno com implicações espirituais incalculáveis. Sem a cruz, a humanidade estaria separada de Deus, sem esperança de redenção. Mas por meio de Sua morte, Jesus abriu o caminho para a reconciliação, oferecendo-nos a vida eterna como um presente gratuito — algo que jamais poderíamos conquistar por nossos próprios méritos.

LIÇÃO 11 - A INTERCESSÃO DE JESUS PELOS DISCÍPULOS

Texto Áureo: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (Jo 17.3)

Leitura Bíblica em Classe: João 17.1-3,11-17

 

Introdução: Jesus ora pelos seus. Aqui se observa Jesus orar antecedendo o que aconteceria com Ele até o Calvário. Nessa maravilhosa oração, há um tom de fé expectante, de firma confiança, como se ele soubesse que estava pedindo o que estava no coração e no pensamento do seu Pai. O Senhor fala como se já estivesse passado pela morte e estivesse fazendo sua súplica perante o trono de Deus. Ele está contente pela autoridade que possui só porque por ela pode conceder vida.

LIÇÃO 10 - A PROMESSA DO ESPÍRITO

LIÇÃO 10 - A PROMESSA DO ESPÍRITO

TEXTO ÁUREO: “ E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20.22)

LEITU RA  BÍBLICA  EM  CLASSE

João 14.16-18,26; 16.7,8,13 ; 20.21,22


Introdução: Cumprimento da Profecia do Antigo Testamento, a qual foi revelada particularmente por meio de profetas como Joel e Ezequiel, que falaram de um futuro derramamento do Espírito de Deus sobre todas as pessoas. Os cristãos acreditam que essa promessa foi cumprida com a vinda de Jesus Cristo e o subsequente envio do Espírito Santo.

LIÇÃO 09 - O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

   LIÇÃO 09 - O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

Texto Áureo: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14.6)

Leitura Bíblica em Classe: João 14.1-15

Introdução:

1. "Ele é o único Caminho e não há outro."Essa frase fala diretamente da unicidade de Cristo como o único meio de reconciliação com Deus. Muitas filosofias, religiões e sistemas de crenças afirmam ter "um caminho", mas a palavra de Jesus é clara: "Eu sou o caminho." Essa não é uma proposta de pluralismo religioso, mas uma afirmação de que, sem Jesus, não há acesso ao Pai. Isso pode ser desafiador em um mundo multicultural e pluralista, onde muitas vezes somos ensinados a considerar todas as crenças como igualmente válidas. 

 Jesus Glorifica o Serviço Humilde

“Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência e o corpo lavado com água limpa.”
— Hebreus 10:22

No templo do Antigo Testamento, antes que o sacerdote se aproximasse do altar de bronze, ele passava pela bacia de bronze, cheia de água limpa. Suas mãos e pés eram lavados. Esse ritual não era mero simbolismo — era um chamado à pureza necessária para o serviço santo.

Também nós, ao nos achegarmos a Deus, não podemos nos aproximar com um coração contaminado. Sem purificação espiritual, não há comunhão com Cristo, nem no Calvário — onde Ele se entregou —, nem no Monte das Oliveiras — onde Ele orou com angústia e obediência.

LIÇÃO 07 - EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA

 

LIÇÃO 07 - EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA

Texto Áureo: João 11.25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. 

Leitura Bíblica em Classe: João 11.14,15,17-21,23-27 


Introdução:
 A enfermidade, mesmo quando entra em lares piedosos, como o de Marta, Maria e Lázaro, não é sinal de

A PALAVRA SÓ OPERA SE ESTIVER EM NÓS. João 8.37 A minha palavra não está...

O BOM PASTOR E SUAS OVELHAS

 LIÇÃO 06 - O BOM PASTOR E SUAS OVELHAS

Texto Áureo: Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. João 10.14

Leitura Bíblica em Classe: João 10.1-16

Introdução:

No capítulo 9, Jesus cura um homem cego de nascença. Esse milagre leva a um conflito com os fariseus, que recusam aceitar que Jesus veio de Deus. Eles interrogam o homem curado e, por ele defender Jesus, o expulsam da sinagoga, ou seja, é excomungado da comunidade religiosa.

OS PASSOS DO DISCIPULADO VERDADEIRO

 LIÇÃO 05 - A VERDADE QUE LIBERTA

Texto Áureo: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8.32)

Leitura Bíblica em Classe: João 7.16-18, 37,38; 8.31-36

Introdução: No contexto dessa palavra da leitura bíblica, que está em João 7.3 observamos que Jesus em nenhum momento seguia quem tentava direcionar as suas ações, pois Jesus em toda sua caminhada era direcionado pelo Espírito Santo.

O VERBO QUE SE TORNOU EM CARNE

 

Lição 01- O VERBO QUE SE TORNOU EM CARNE | 2° Trimestre de 2025 |


EBD ADULTOS

Texto Áureo: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1.14)

Leitura Bíblica em Classe: João 1.1-14

Introdução: Utilizando o texto áureo da lição vamos observar o seu significado e interpretação de uma maneira bem simplificada, mas bem aprofundada.

O Verbo (Logos):

Na filosofia grega, "Logos" refere-se à razão divina, o princípio organizador do universo. No contexto do Evangelho de João, "Verbo" é identificado com Jesus Cristo, a Palavra de Deus que existia desde o princípio (João 1:1).

Se fez carne:

A tradução de "se fez" como "tornou-se" é crucial. Ela indica uma mudança, uma transição de um estado para outro. No contexto de João 1:14, isso aponta para a encarnação, o momento em que o Verbo divino assumiu a natureza humana.

A Bíblia ensina a pré-existência de Cristo. João 1:1-2 declara que o Verbo já existia "no princípio".

A ideia de autolimitação, ou "kenosis" (Filipenses 2:5-8), é fundamental para entender a encarnação. Cristo, ao se tornar humano, voluntariamente limitou o uso de seus atributos divinos, assumindo a forma de servo.  

O NOVO NASCIMENTO

 

LIÇÃO 02 - O NOVO NASCIMENTO

Texto Áureo: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (Jo 3.3)

Leitura Bíblica em Classe: João 3.1-9,16

Introdução: A necessidade do novo nascimento:

A VERDADEIRA ADORAÇÃO

 




LIÇÃO 03 - A VERDADEIRA ADORAÇÃO

Lição 03: A Verdadeira Adoração | 2° Trimestre de 2025 | EBD ADULTOS

Texto Áureo: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4.24

Leitura Bíblica em Classe: João 4.5-7,9,10,19-24

 

Introdução: Quebrando a barreira da superficialidade. A Verdadeira Adoração quebra barreiras e Jesus quebra barreiras sociais, culturais e religiosas ao falar com uma mulher samaritana. Ele mostra que a adoração não está limitada a um povo, um lugar, ou uma tradição. Deus deseja adoradores de todos os lugares e ninguém está excluído. A conversa começa com água, mas Jesus leva ao tema da "água viva". Ele revela a verdade da vida da mulher com amor e graça, tocando sua alma. A adoração começa com um encontro verdadeiro com Jesus. Ele quer transformar o interior, não apenas rituais externos. A Verdadeira Adoração não está presa a lugares. A mulher pergunta sobre o lugar certo para adorar  (Jerusalém ou Samaria). Jesus responde: “Nem neste monte, nem em Jerusalém...” — o lugar não é o foco. A adoração não depende de localização física, mas de um coração voltado a Deus. A adoração em Espírito e em verdade é o padrão que Deus procura, ou seja, com o coração, não apenas com os lábios. Com sinceridade, autenticidade, e à luz da revelação de Cristo. Quem adora de verdade, transborda e levam outros ao encontro com Cristo.

LIÇÃO 04 - JESUS O PÃO DA VIDA

LIÇÃO 04 - JESUS - O PÃO DA VIDA

Texto Áureo: “Eu sou o pão da vida.” (Jo 6.48)

Leitura Bíblica em Classe:  João 6.1-14

Introdução: Façamos uma reflexão sobre a dinâmica entre a provação, a nossa resposta limitada e a intervenção divina. É reconfortante saber que, mesmo diante de desafios que nos parecem intransponíveis, Cristo já tem a solução em mente.

O NOVO NASCIMENTO

LIÇÃO 02 - O NOVO NASCIMENTO

LIÇÃO 02 - O NOVO NASCIMENTO

Texto Áureo: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (Jo 3.3)

Leitura Bíblica em Classe: João 3.1-9,16

Introdução: A necessidade do novo nascimento:

“Se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.” (v.3) Jesus fala com Nicodemos, um homem religioso, mas ainda não regenerado. Ninguém entra no Reino de Deus por herança, religião ou boas obras. O novo nascimento é imprescindível e não é opcional! Ter conhecimento religioso não significa ter vida espiritual. É preciso nascer do alto. O novo nascimento não pode ser produzido pela vontade humana. É o Espírito Santo que convence, transforma e gera vida nova. Como o vento, vemos os efeitos, mas não controlamos sua origem. O resultado do novo nascimento é receber um novo coração, nova mente novo desejo. Com o novo nascimento há mudança de natureza humana para a espiritual, pois nessa transformação se passa a amar a Deus e odiar o pecado. O nascido de novo vive em novidade de vida. O novo nascimento é a porta de entrada para o Reino de Deus. Não é religião, é regeneração. Não é esforço humano, é milagre do Espírito. Todo aquele que crê e se rende a Cristo é feito nova criatura.

O VERBO SE FEZ CARNE - LIÇÕES BÍBLICAS - 2° TRIMESTRE DE 2025

 

Lições Bíblicas - 2º trimestre de 2025 

E o Verbo se Fez Carne

Jesus sob o Olhar do Apóstolo do Amor

Sumário

Lição 01- O verbo que se tornou em carne

Lição 02- O Novo Nascimento

Lição 03- A verdadeira adoração

Lição 04- Jesus – o pão da vida

Lição 05- A verdade que liberta

Lição 06- O bom Pastor e suas ovelhas

Lição 07- “Eu sou a ressurreição e a vida”

Lição 08- Uma lição de humildade

Lição 09- O caminho, a verdade e a vida

Lição 10- A promessa do Espírito

Lição 11- A intercessão de Jesus pelos discípulos

Lição 12- Do julgamento à ressurreição

Lição 13- Renovação da esperança